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A experiência do usuário como termômetro nas páginas de busca A experiência do usuário é um dos elementos mais importantes para a otimização de um site (SEO) e tem relação direta com os resultados no mecanismo de busca. Entenda

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Quer ter uma classificação melhor nas páginas de pesquisa? A experiência do usuário pode te ajudar.

A maneira como um usuário interage com um site interfere de forma direta na classificação das páginas da sua empresa nos resultados do mecanismo de busca (Search Engine Results Page – SERP). Com o tempo, os motores de pesquisa (como Google, Bing etc.) começaram a colocar mais importância na experiência do usuário (do inglês, “user experienceUX”) para determinar a relevância de uma página.

O que é experiência do usuário?

A experiência do usuário pode ser definida como as ações e sentimentos vivenciados por uma pessoa ao interagir com determinado produto, serviço ou sistema. Sua percepção pode ser satisfatória ou frustrante a depender de suas necessidades e da forma como elas são (ou não) atendidas.

No contexto online, a experiência do usuário tem relação direta com a facilidade que ele tem para cumprir seus objetivos ao interagir com um website; com o valor, a usabilidade e as informações que o site fornece, dentre outros.

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Usuário em navegação na internet.

O impacto da experiência do usuário no SEO

Para alcançar melhores resultados na SERP é importante entender o comportamento do usuário, pois sua experiência na rede se tornou um componente crucial para a otimização do site. Isso se deve à influência da Inteligência Artificial – que orienta o mecanismo de busca – no processo de classificação das páginas.

A IA é responsável por rastrear e identificar a qualidade do conteúdo e das palavras-chave relacionadas à pesquisa do usuário para fornecer os melhores resultados. O papel dessa inteligência é oferecer ao consumidor o que ele precisa.

Os algoritmos de pesquisa têm aprendido cada vez mais a entregar respostas mais nítidas para as pessoas.

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Elementos que influenciam tanto no SEO quanto na experiência do usuário

A qualidade e o valor fornecidos aos visitantes são relevantes para os mecanismos de busca. Portanto, as métricas de comportamento do usuário, assim como o tempo de carregamento da página, as taxas de rejeição e o tempo de permanência na página, são alguns fatores que influenciam na UX e que, consequentemente, atraem os SERPs.

Outros pontos de relevância para SEO e UX:

  • segurança do site;
  • compatibilidade com dispositivos móveis;
  • otimização de palavras-chave;
  • arquitetura do website.

Em um cenário digital cada vez mais lotado, alinhar os esforços de marketing de forma estratégica a fim de melhorar a experiência do usuário é um dos fatores que ajuda a empresa a abrir caminho para o tão desejado topo dos resultados de busca.

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