15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://www.wipcontent.com.br/blog 300 true

Dicas para deixar seu site mais atraente e de fácil navegação Para melhorar o layout do site, torná-lo mais atraente, fácil de navegar e aumentar o número de visitantes é preciso investir em planejamento e estratégia. Veja

0 Comentários

Não é todo mundo que entende sobre programação e design, principalmente se você quer que sua página fique mais atrativa e que seja fácil de navegar. Por isso empresas de todos segmentos estão investindo cada vez mais em seus sites através de programadores e em web designers, pois são eles que dão vida e cuidam dessas funcionalidades. Pensando nisso, criamos algumas dicas de como deixar seu site mais atraente e fácil de navegar.

Mas antes disso, comece por uma reunião estratégica:

Primeiro de tudo, você tem que saber o que está fazendo!

Traçar e planejar bem uma estratégia, garante que tudo foi pensado, não criando surpresas depois de todo o trabalho das mudanças. Nessa reunião, os seguintes assuntos podem ser abordados:

1. Rápido carregamento

Muitas pessoas se enganam, mas um carregamento leve e rápido faz toda diferença!

Escolha textos leves e de fácil entendimento, deixando a navegação mais fácil e agradável para o visitante, otimize imagens, desde o tamanho até o formato, reduza o número de plug-ins que você usa em seu site, solicite que o usuário ative caches, pois na próxima vez que visitar sua página, ele pode carregar sem ter que enviar outra solicitação HTTP para o servido.

2. Layout do site

O layout é responsável por dar a “cara” no site da empresa, é através dele que temos um design limpo, moderno e personalizado que chama a atenção de qualquer visitante. Por isso, visite diversas páginas e blogs, estude o que pode funcionar para aplicar no seu!

3. Site responsivo

Para você ser o queridinho do Google, sua página tem que ser responsiva!

tablet-branco-sendo-acessado-por-homem

Site responsivo pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel.

Hoje é possível navegar pela rede através de qualquer dispositivo móvel, e pensando nisso, o Google mudou algumas regras. Um dos critérios que é usado para seu site aparecer na barra de pesquisa orgânica, é ele ser responsivo, ou seja, a página deve funcionar bem, seja num smartphone ou tablet.

Uma pesquisa feita através do Suplemento de Tecnologias de informação e Comunicação (TIC), mostrou que em 2014, pela primeira vez as pessoas estavam usando mais celulares do que computadores para navegar na web (80,4% contra 76,6%).

Também é possível realizar testes gratuitos do seu site no Google Search Console, portanto, para sua página não perder relevância, é melhor se atualizar.

4. URL’s amigáveis

URL’s amigáveis é uma das técnicas SEO (Search Engine Optimization), ela é quem transmite segurança e mantém o usuário do site mais informado.

Exemplo de URL amigável:

http://www.umsite.com/usuario-mais-informado

Investir nesse tipo de endereço já entrega ao usuário o que ele vai acessar e faz com que ele se sinta mais incentivado a querer saber do que se trata.

O mais importante aplicando essa dica é que com essas alterações, seu site ganha mais relevância nos resultados orgânicos do Google.

5. Analise a concorrência

Visite páginas da sua concorrência, veja o que ele já tem, o que você tem, e o que pode fazer melhor!

Analise desde layout, fontes, textos, imagem, tudo o que for possível. E ainda verifique aqueles recursos que não servem ou que são ineficazes e, claro, não os repetir em seu negócio.

6.Se coloque no lugar do seu usuário

Uma outra dica é se questionar sobre tudo o que for fazer no seu site: o meu visitante gostaria disso? Os concorrentes fazem igual? Fica mais fácil para sua navegação deste modo? Vou me destacar dos meus concorrentes? Além disso, disponibilizar pesquisas para usuários reais, ajudam a verificar o que realmente está funcionando no seu site ou não.

Com isso, é muito mais assertivo agradar a todos!

O que evitar no seu site?

O mais comum que acontece em sites é a falta de organização, quando o visitante não consegue achar o que procura, temos também o famoso “Erro 404 – Não Encontrado”, que são os links quebrados da página, vídeos e áudios que começam automaticamente e falta de segurança e privacidade!

Lembre-se de analisar e fazer testes em todas as informações, plug-ins e botões da sua página. Descarte tudo o que for desnecessário e mantenha organizado, afinal, tudo isso seu visitante percebe, acredite.

Benefícios

Leva um tempo para que toda essa reformulação do seu site fique completa, mas depois disso, traz diversos benefícios, como:

  • Aumento de visitas
  • Site otimizado
  • Aumento de permanência dos visitantes
  • Navegação simples e intuitiva
Mulher-acessando-pagina-da-internet-pelo-notebook

Visitante navegando pelo site.

 

Gostou ou ficou com alguma dúvida? Comente e compartilhe aqui suas impressões!

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta