Uma das estratégias de marketing mais efetivas para conversões e vendas de produtos/serviços na atualidade é o webinar. Isso porque essa ferramenta gera engajamento e qualificação de leads.
Leia nosso artigo e veja como o webinar pode ajudar sua empresa a ganhar notoriedade.
O que é webinar?
Webinar – expressão que surgiu por volta de 1998, também conhecida como webinário (ligação dos termos web + seminário) – consiste em uma palestra, seminário ou conferência transmitida via Internet, mas que tem todos os aspectos de uma apresentação realizada em um auditório, exceto pela localização e participação do público.
Como é realizado?
O webinar geralmente acontece por meio de uma plataforma de streaming que permite aos espectadores acessar ao vídeo através de um computador, tablet ou celular.
A transmissão pode ser:
- Aberta ou direcionada a um público específico (pagantes);
- Ao vivo ou gravada;
- Compartilhada;
- Com horário agendado.
Essa forma de apresentação permite ao interlocutor interagir com seu público e fornecer conteúdos que geram valor. Os participantes, por sua vez, podem assistir ao evento de qualquer lugar e sua comunicação normalmente se limita ao chat.

Homem participando de um webinar através do computador.
Quem pode fazer um webinar?
A ideia é difundir conhecimento por meio de palestras e cursos on-line. Portanto, qualquer pessoa que tenha um conteúdo relevante para divulgar pode investir em um web seminário.
Do que preciso para fazer esse tipo de apresentação?
Para ministrar o seu webinar você deverá ter um computador com acesso à Internet, câmera, microfone e utilizar uma plataforma que forneça os recursos necessários para sua apresentação.
Dica: É importante que você crie um tema interessante, estabeleça dia e hora para o evento e divulgue!
Por que devo usar na minha estratégia?
Webinars são ótimos recursos para captação e conversão de leads. Isso porque no contexto atual do marketing, ações que agregam conhecimento e educam o público estão em alta. Por isso, utilize essa ferramenta em sua estratégia e promova a interação com sua audiência; permita que eles façam perguntas e divulgue sua marca.
Além disso, o webinar apresenta os seguintes benefícios:
- Pode ser usado em diferentes situações: reunião, vendas, formação, consultoria… as possibilidades são amplas;
- Permite aplicação em diversas etapas do funil: gera, qualifica e converte leads, além de melhorar a relação com clientes consolidados;
- Alcança públicos variados;
- Confere autoridade à empresa/marca no segmento;
- Amplia o engajamento do público;
- Pode gerar outros materiais: infográfico, e-Book, post blog, dentre outros.
Bônus
Existem várias plataformas para transmissão de web seminários, mas as principais são: Facebook, YouTube, Hangouts, GoToWebinar, WebinarJam, WebEx e Twitch. Cada uma apresenta pontos positivos e negativos, portanto, veja qual se adequa ao perfil da sua empresa.
Então, curtiu os benefícios do webinar? Deixe nos comentários.