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SEO x PPC: quais as vantagens e desvantagens dessas táticas? Na batalha entre SEO x PPC quem vence? Fique por dentro das diferenças, vantagens e desvantagens de cada estratégia e entenda por que combinar as duas metodologias

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Tanto o SEO quanto o PPC são métodos que melhoram o alcance e a presença online da marca.

Quando se trata de métodos para melhorar o alcance e a presença online da marca, existem dois caminhos: otimização para os mecanismos de busca (SEO) e publicidade paga por clique (PPC). Ambas têm vantagens e desvantagens. É o que vamos conferir.

SEO vs PPC: fique por dentro das vantagens e desvantagens de cada estratégia

O que é Search Engine Optimization (SEO)?

SEO se refere às ações realizadas para melhorar a classificação orgânica do site nos mecanismos de busca – como Google, YouTube e Bing. Para funcionar é preciso adotar um plano estratégico de longo prazo, pois os resultados não são conquistados da noite para o dia. Por isso, tempo e paciência são fundamentais.

Para conquistar as melhores posições nas páginas de pesquisa é necessário seguir alguns processos, dentre os quais podemos destacar:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Desenvolvimento de um site funcional e responsivo
  • Publicação de conteúdo alinhado ao interesse do público-alvo
  • Criação de personas

Caso o objetivo da empresa seja aumentar a visibilidade, o SEO é o melhor caminho. Porém, é importante estar ciente dos desafios envolvidos na criação de uma campanha com esse método. As atualizações constantes dos algoritmos nos mecanismos de pesquisa é um deles.

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Vantagens do SEO

Entre os benefícios que uma estratégia de SEO pode proporcionar, podemos citar:

  • Aumento do tráfego relevante para o site
  • Melhoria na experiência do usuário durante a navegação no site
  • Leads mais qualificados
  • Diminuição do custo por aquisição
  • Aumento na confiança e na lealdade à marca

Desvantagens do SEO

  • Aumento da concorrência
  • Os resultados não são imediatos
  • Os resultados na pesquisa não são consistentes, uma vez que os algoritmos mudam frequentemente
  • Leva tempo para obter o ROI (retorno sobre o investimento)

O que é Pay Per Click (PPC)?

Refere-se ao tráfego pago. É quando a empresa coloca seus anúncios em plataformas como Google Adwords, Facebook Ads e Bing Ads. O anunciante paga uma taxa por cada clique recebido. Os resultados são instantâneos, mas a visibilidade dura apenas enquanto a campanha estiver rodando.

Empresas que não têm autoridade de domínio para obter as melhores classificações, querem se promover rapidamente e obter retornos imediatos se dão bem com o PPC.

Vantagens do PPC

Quer um bom argumento para investir em PPC? Confira os benefícios!

  • Gera tráfego altamente segmentado
  • Aumenta a exposição da marca
  • É mensurável e rastreável
  • Possibilita definir e controlar o orçamento
  • Aumenta as conversões online
  • E muito mais

Desvantagens do PPC

  • Requer conhecimento especializado
  • Exige gerenciamento constante
  • É preciso pagar pelos cliques que o anúncio recebe, independentemente se o resultado será uma conversão ou não
  • Os anúncios podem ser bloqueados por meio de programas gratuitos

Algumas pessoas ficam em dúvida entre investir na otimização do mecanismo de busca (SEO) ou na busca paga (PPC). A verdade é que, embora exijam metodologias diferentes, ambas têm um objetivo comum: aumentar a visibilidade da empresa online e gerar mais leads.

Tanto o SEO quanto o PPC são estratégias úteis e viáveis, desde que haja um plano de execução alinhado com os principais objetivos de marketing da empresa. Como geram resultados diferentes, combinar as duas tem se mostrado uma medida bastante eficaz.

Não sabe qual estratégia de marketing digital usar para aumentar a visibilidade da sua empresa? Entre em contato conosco! Podemos trabalhar com sua equipe para criar estratégias orgânicas ou pagas para atrair seus clientes.

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