15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://www.wipcontent.com.br/blog 300 true

Vídeo tutorial e sua relevância para uma boa estratégia de marketing Os vídeos tutoriais conduzem o lead pelas etapas do funil de vendas, pois integra suporte e marketing. É uma estratégia assertiva para ultrapassar a concorrência

0 Comentários

A crescente mudança gerada pelas mídias digitais tem exigido das empresas um engajamento maior na busca por recursos que privilegiem a comunicação com seu público e produzam resultados efetivos em suas estratégias de atração. O impacto disso tem sido a criação de vídeos que rendem ganhos nos rankings de busca ao gerar soluções para os clientes.

Atentas aos benefícios dos vídeos tutoriais, as instituições de diversos seguimentos têm lançado mão dessa ferramenta, que é uma das maiores tendências do momento. Continue a leitura e veja como os tutoriais podem impulsionar seu negócio.

Afinal, o que é vídeo tutorial?

É um material elaborado com o intuito de facilitar a compreensão do espectador sobre determinado produto, marca e/ou serviço. É bastante utilizado para instruir sobre assuntos diversos, tais como: mecânica, maquiagem, receitas, montagem de objetos, dentre outros.

Por que incluir vídeo tutorial na minha estratégia?

Essa ferramenta é bastante relevante para as pessoas. Sua composição didática, fácil de entender, auxilia quem quer aprender alguma coisa por conta própria. Além disso, muitas pessoas assistem a tutoriais para verificar a eficácia de certa técnica, marca ou serviço e decidir pela compra ou não de algum produto.

Integra suporte e marketing, pois conduz o lead pelas etapas do funil de vendas. E, por se tratar de um material visualmente atrativo, geram as seguintes vantagens:

  • Reduz da quantidade excessiva de suporte técnico ao mostrar a utilização adequada do produto;
  • Valoriza o produto/marca;
  • Amplia a taxa de engajamento orgânico nas redes sociais;
  • Posiciona a empresa como autoridade no ramo;
  • Encanta o público;
  • Reforça o cuidado da empresa com o consumidor, servindo como estratégia de pós-venda;
  • Pode ser visto em várias plataformas.

Uma empresa que faz uso dessa ferramenta aliada a uma estratégia de marketing assertiva sai na frente da concorrência.

3 tipos de vídeos tutoriais para usar em sua ação de marketing

Os tutoriais podem ser desenvolvidos de várias maneiras, o que permite uma aproximação com públicos variados. Veja os principais formatos e defina qual é melhor para sua estratégia de negócio.

  • Screencast

É o tipo de gravação que exige menos investimento por se tratar apenas da exibição da tela do computador. Serve para orientar na instalação de programas, mostrar o funcionamento de softwares e ensinar artimanhas de games. Neste formato pode-se ter a voz de um facilitador orientando as ações realizadas na tela ou apenas a descrição com legendas.

Demonstração de tutorial de Screencast

  • Tutorial visual

Bastante parecido com uma vídeo-aula. Contudo, não apresenta a imagem do orientador. Serve para mostrar a execução de trabalhos manuais, que não sejam complexos.

  • Passo a passo

É o formato comumente utilizado na Internet. Nesta configuração o orientador aparece e demonstra para o público como realizar algo. Efetivo na tirada de dúvidas sobre produtos e serviços. Excelente para a captação de pessoas e expansão de melhores resultados nos servidores de busca.

Dica extra – Divulgue!

Depois de definir o formato do seu vídeo e finalizar toda etapa que envolve sua elaboração, é imprescindível divulga-lo. O tutorial é uma maneira de aprender com os experts, então imagine quanta audiência você pode conseguir se disseminar sua produção! Por isso, publique seu tutorial no YouTube, em seu site, redes sociais e Slideshare.

Com o uso de vídeos tutoriais sua estratégia não será mais a mesma, não é verdade?

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários!

Anterior
Próximo

0 Comentários

Deixe uma resposta